terça-feira, 17 de junho de 2014

Dialogos entre Don Juan Tenorio e Giuseppe Casanova. continuando.

entonces; Sansao; usted que mais recem chegado. em este conto; virtual. tan improvavel como todas las posiblidades que; venamos a vencer lo juego.

- la guerra. (sugeriu lo Imperador; absorto em los ojos fixos no tabuleiro. en su mirada mas; excelsa).

- ora... quem mais republicano aca que lo imperador? (retrucou igualmente compenetrado Napoleon... no deixando de sonrreir de modo provocativo)

- ora ora... pois quem retruca; senao o proprio rei auto-coroado. (Artur; debocahndo incluso dele mismo)

- si... Sansao... nos diga que trouxestes... de despojo... de elas. (Zorro)

- si Sansao... nos conte que... de tua historia remontas .. a esta taverna.(lo musico... passando asy a tocar su guitarra... una melodia especie requien... talvez)

Sansao pasou las manos en sus cabelos; fez un semblante aunque; serio; tomou su mazela de poucos o talvez; nenhum... amigo. vieran los holofotes luzes; aqueles que quando em palco, ainda que no se perceba, se viram en lo personagem que se espera sua acto. e sin embargo... ajeitou-se en su cadera; trouxeram-lhe la barwomen una cervexja; gelada. escureceu-se o tabalado e platea. hasta que despues de su gole... calmo... pasou a narrar-nos:

- naquele tiempo que me perguntas; naquele lugar; que hoje nem las sombras se parecen agora. nasci naquele eu; yo, me... io.
tinha o tamanho de 5 maes pois somente dela herdei o mono humano; e enquanto crescia; tinha a agreste e terrivel tarefa de sobreviver em meio a um povo rude; cruel. maligno em tantos sentidos.

me lembro... de abrir un gran portao... e hombres como perros atentaren contra mis joelhos...

(Achiles... de longe acenou aos que ali reuniram-se mas... nao quis atrapalha-los)...

e lembro de la turba quando havia disturbios maiores; trazerem-me... questiones pra que eu lhes desse a quem de direito razon e dai... aplicasse execuçao do que os apartasse pra que viesse lo minimo de paz.

fizeram-me lo que en tu linguaje chamam; juiz. ainda que no los pedisse ao contrario. pero era meu destino e tratei de sentir que era bueno.

(tomou un gole... fez silencio. Napoleon e lo Imperador se entreolharan... Juan e Casanova parecian estar en especie de... catartase... si nos lo soubesse que estan... ossos. mortos. en Napoles, Saragoça, Veneza ou Andaluzia... pero sobre sus ossos... jugavan enquanto Sansao... deixando sua copa en la mesa retornava su habla; su parla)

- Dalila... surgio como una... menina. un... brinquedo. entre tantas que desejavam mias manos; fortes e securas; ate onde ... via.

siempre curiosa... hasta que un dia; despues que retirou-me toda la fuerza que tinha... veio con  sus parentes de Filistia; cravou-me... espetos nos olhos, cegou-me... amarrou-me. e levou-me a seu templo de adoracion... de una besta; reptile. a quien serviam.. con sangre.

(todos... fizeran mais silencio ainda... pero; Casanova jugou.... recuou su unico cabalo hasta una posicion donde... no mas... ficara amenazada por uno de los peones de Juan)

fiquei; por alguna eternidade; que pasou rapida. enlaçado numa de las colunas de tal lugar que no via pero; ouvia. todas las; aberraciones... enquanto meus ojos sangravan; lagrimas e dor... enquanto... las voces de todos me zombeteavan; diciendo... eres tan fuerte Sansao... porque nada fazes agora? e cuspiam. e me batiam. cortavan mi carne. juravan que se ririan do dia de mi muerte proxima.

(Tarzan... deslizou pelas cadeiras... e chegando perto de Sansao procurou olhar seus olhos que; estavan... sãos.e sossegou.)

silencio e silencio se... pasou. hasta que...

- hasta que; despues de una vida de estes dias horas pesadelo; enquanto me soltaran las amarras para que zombeteassen de mim; estirando las manos alcancei duas vigas; las empurrei e; las paredes ruiram, derrubei tudo en redor e... pues... aca estoy. con usted.


o pessoal olhou como se; fuera no estar la estatura; de 5 veces una persona normal, la estoria toda esta en las escrituras... entonces... nenhuma novidad... quasi...

Sansao fez un gesto... para las luces que se... salissen de el e... concorde. con la cara de no hay... novidad pues...

dice. es esto. no... mucho mas. a contar-les sobre lo que fui. e fiz.

Juan; portanto. como que prevendo; un capitulo; curto. e dolorido. en su; mensagem;; sufrida. en su... licion de moral... reduzida. jugou su bispo negro; en posicione de xeque de lo rei de Casanova.

- ei escritor... antes; que acabes com este; terrible. capitulo de esta novela; claramente... reservada a nosotros e... quine sabe; los que a leiam.e sobre la que inspirava-te a ser poeta... que pasa?... (perguntou-me lo... Poeta).

- la vi hoje en sueño pero... desisti. en verdad nunca; cri.

- pude ser que no quieras ninguem mais tranquera porque... basta. a ti tambien por ela.

- claro.

- e lo que fizeste para desistir afinal... asy?

- una frase. dicia: se amaste tanto la persona errada imaginas quando puderes amar la cierta.

Sansao... se dirigiu a una cancha de lo bar; ao que vi estava con su capa de juicio; e pedira una bebida... estava ja fuera de la luz de que dirige o personage de la vez.

Tarzan passou por mim e fez rumpt. por mais un pouco creo me estapearia la cabeza.

lo Poeta; deitou-se en cima de la mesa; estava como sempre ao que parece con una dor... aguda. pero... tranquilo ao que parecia eis que... estava con lo olhar estatico pro ceu- teto.

lo musico parou de tocar. Napoleon esticou su espada e pasou a gritar: no soy romano pro Imperador que como nunca vi passou a gargalhar...

hasta que... entonces. ai esta parte da estoria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário